sábado, 2 de maio de 2009

OS RECURSOS EDUCATIVOS ABERTOS DIA A DIA

Ao falar de recursos educativos abertos não podemos esquecer a Wikipédia.
Criada em Janeiro de 2001, foi lançada como uma enciclopédia on-line que qualquer pessoa poderia editar. A maioria das pessoas achavam que ela nunca iria funcionar. Durante seus primeiros meses Wikipedia acumulou 17 artigos, em Abril tinha 1000, em Outubro mais de 10000 e até ao final de 2002 ele atravessou o artigo 100000 marca (Zachte, 2008). É agora a maior enciclopédia do mundo e um enorme recurso para os estudantes e docentes.
A utilização da Wikipédia, como recurso, possibilita a democratização de informações sobre pesquisas que estão sendo realizadas, em sua divulgação, atualização e possibilidade de formação de grupos de discussões. Encurtando distâncias geográficas e culturais. O que representa a concretização de diálogos imprescindíveis ao desenvolvimentos de novos conhecimentos.
Referências
Zachte, E. (2008). Estatísticas da Wikipédia. Wikimedia Foundation, Inc. Retirado 12 de maio de 2008, a partir de http://stats.wikimedia.org/EN/TablesWikipediaEN.htm

3 comentários:

  1. Olá Conceição, de facto a wikipédia cresceu bastante nos últimos anos e em muito tem contribuído para a divulgação do conhecimento, o único problema é que por vezes pode apresentar, é a qualidade científica ou veracidade da informação, pois qualquer pessoa pode criar e editar. Deste modo, a necessidade de certificação dos artigos é urgente, mas da forma que a wikipédia cresce diariamente, torna-se uma tarefa quase impossível.

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  2. Olá Conceição!

    De facto, quando pensamos em REA a wikipédia é talvez o recurso que nos vem primeiro à cabeça :)É de fácil acesso, de fácil pesquisa e podemos encontrar a informaçao que procuramos.
    Actualmente todos os estudantes com acesso à Internet usam a wikipédia para estudar. para além disso, é editável, constituindo assim uma valiosa fonte de informação.
    No entanto, tal como o José çarlos refere, coloca-se a questão da qualidade dos conteúdos. Estes não têm validade científica, apesar de serem usados por milhões de pessoas em todo o mundo. Mas, no caso dos REA passarem a ser certificados, podemos perder aquilo que de novo e vantajoso trazem à educaçnao: o livre acesso, a partilha, a adaptaçnao a diferentes situações de ensino/aprendizagem e a edição.

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  3. Olá, Conceição!

    Eu também partilho da opinião dos nossos colegas em relação à validade científica, mas por outro, também é uma enciclopédia com muito dinâmica, com um elevadíssimo n.º de acessos, logo, permite que rapidamente sejam corrigidos muitos dos erros científicos e/ou alterações indevidas. Penso que seja uma enciclopédia que se "auto-aperfeiçoa". Isto não invalida a criação de uma ferramenta de validação.

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