terça-feira, 28 de abril de 2009

O que é para mim o Ensino a Distância

Ensino, como parte do processo de ensino e aprendizagem, pode representar uma etapa de um planejamento que visa que uma informação se transforme em conhecimento, a partir do universo cognitivo de cada um envolvido no processo. Entretanto, no momento em que as pessoas buscam a interação de saberes, culturas e linguagens a educação a distância representa uma modalidade de ensino em que a intersecção de falas e conhecimentos possibilitam o crescimento do grupo.
Numa perspectiva de um processo de ensino e aprendizagem consciente e madura, vislumbra-se possibilidades de crescimento. A medida em que cada um busca a sua auto-formação de forma continuada e consciente.
Neste momento, a capacitação torna-se uma bandeira de luta no Brasil, onde o desemprego está presente em todo o país e, a grande razão é a falta de qualificação para as pessoas que buscam oportunidades de ingressar ou manter-se no mercado de trabalho. E a qualificação a qual nos referimos não prende-se apenas no fazer, no conhecimento procedimental. Mas, também no conhecimento atitudinal, no atendimento ao público, no trato com as pessoas e nas negociações profissionais que muito interferem no desenvolvimento profissional das pessoas. Aliada a essas dificuldades do trabalhador existe também os conhecimentos linguísticos que estão associados aos conhecimentos do idioma que utiliza e ao conhecimento de outros idiomas que, muitas vezes torna-se requisito para ocupar determinados cargos oferecidos pelo mercado de trabalho crescente que é formado pelas áreas de Turismo e de Hotelaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário